Pra quem estava curioso à espera da solução desta briga, neste sábado parece que saiu o resultado: a Toshiba não pretende dar continuidade à produção de aparelhos compatíveis com seu formato HD DVD, deixando assim o caminho livre para o formato concorrente, o Blu-Ray da Sony. Este embate tecnológico por um padrão de mídia remeteu à clássica disputa entre Betamax e VHS na década de 80, disputa essa vencida por esta última, capitaneada pela JVC (vocês devem se lembrar que durante a vida toda a logo da JVC estampava orgulhosa a frase "the inventor of vhs").

No Brasil, isso não vai nem dar muito o que falar, uma vez que a penetração dos produtos no mercado ainda não era tão ostensiva, afetando mais aos "early adopters", aqueles usuários que aderem a todo tipo de novidade tecnológica que surge pela frente. Onde se vê mais falar destes padrões por aqui é devido ao console de vídeo-game PlayStation 3, que por ser da Sony, vem com um drive para discos Blu-Ray. Fora isso, pouco ou nada apareceu.

Já no mercado internacional, a coisa muda de figura. A Toshiba perde nesta brincadeira algumas centenas de milhões de dólares, investidos em campanhas publicitárias, pesquisa e produção. Várias das grandes empresas estavam já tomando seus partidos, a maioria pro lado da Sony, detentora do maior lobby. Do lado da Toshiba ainda havia a Microsoft (hehehehehehe), e aquela que, dizem, foi a causa desta desistência: o Wal-Mart, que retirou seu apoio esta semana. Ainda vão ser vendidos equipamentos do padrão, mas nada mais será desenvolvido envolvendo o tal.

FONTE: Agência Reuters

1 comentário(s):

At 16 de fevereiro de 2008 às 18:47 Tijolo said...

E de pensar que lembro da briga VHS Vs. Beta. E de saber que a qualidade do Beta é superior...

 

Postar um comentário




© Azidéias 2007 | Template Azideias 2.0 por Tijolo / Karvalhovsky | Cada post é de responsabilidade de seu autor. | Este blog não apóia a pirataria, todos os downloads disponíveis são para avaliação. Adquira os originais. | Melhor visualização: 1024x768 pixels. Use o Navegador Web Firefox. | Qualquer semelhança é mera coincidência. Ou não.