Cinefilia - Terra Fria

Terra Fria
(North Country, 05)

Ê filme Arrastaaaaaaaado!

Nem toda cinebiografia, ou mesmo "baseado em fatos reais" consegue impor uma constância de ritmo que impeça essa ruim sensação de que o tempo não passa. Esse aqui caiu nesta armadilha.

É contado o episódio em que uma grande mineradora sofre um processo por parte de suas funcionárias alegando abusos, maus tratos e ausência de condições dignas de trabalho, no final dos anos 80.

Foi o precedente aberto para um total reformulação na legislação que rege os direitos trabalhistas femininos nos EUA. Josey (Charlize Theron) é a protagonista, uma jovem mãe de dois filhos que começa a trabalhar na mineradora de sua cidade natal, onde a maioria dos homens trabalha, inclusive seu ríspido pai (Richard Jenkins - a melhor atuação do filme), e testemunha, além de ser vítima, de humilhações de todo tipo, assim como suas colegas.

Depois de sofrer agressões e brincadeiras desrespeitosas, ela decide entrar na justiça, representada por seu advogado-interesse-romântico Bill White (Woody Harrelson - sempre interessante em cena), e conta com o apoio da amiga Glory e Kyle, marido desta última (Frances McDormand e Sean Bean).

Não dá pra entender como a neozelandeza Niki Caro conseguiu descer tantos degraus na carreira de diretora, ao fazer este Terra Fria. Afinal, seu filme anterior, Encantadora de Baleias, tem uma sensibilidade muito bem construída ao contar a história de uma personagem feminina contra preconceitos sexuais (assim, como em Terra Fria). Mas aqui esse plot simplesmente não funciona e 10 minutos parecem durar meia hora.

Nem mesmo a linda-maravilhosa-perfeita Charlize consegue tornar a experiência agradável, me fazendo contar os minutos para aquilo terminar. Fraco Todo.

Karvalhovsky/Tijolo


2 comentário(s):

At 17 de maio de 2008 às 19:45 Karvalhovsky said...

Véi, esse poster em alemão ficou foda!!! "North Country" virou "Kaltes Land"!
HAHAHAHAHAHAHAHA

 
At 17 de maio de 2008 às 20:08 Tijolo said...

hahahahahahahahaha

tinha o original, mas achei esse mais legal, e vale pela curiosidade.

 

Postar um comentário




© Azidéias 2007 | Template Azideias 2.0 por Tijolo / Karvalhovsky | Cada post é de responsabilidade de seu autor. | Este blog não apóia a pirataria, todos os downloads disponíveis são para avaliação. Adquira os originais. | Melhor visualização: 1024x768 pixels. Use o Navegador Web Firefox. | Qualquer semelhança é mera coincidência. Ou não.