Quarteto sueco ainda é febre mais de 20 anos depois de seu fim. Integrantes negam um possível retorno.
Há três décadas, sua mãe provavelmente ouvia “The Winner Takes it All” nos encontros românticos com seu pai. Ela também devia colocar polainas para fazer ginástica ao som de “Voulez-Vous”. Ou ainda sacudir sua calça boca-de-sino quando o DJ colocava “Dancing Queen” nas discotecas.

As músicas do quarteto sueco ABBA, que viraram febre mundial nos anos 70, seguem reinantes ainda hoje, com seus sucessos revisitados através de covers e até de um musical, “Mamma Mia!”, que virou filme estrelado por Meryl Streep e Pierce Brosnan. Graças ao filme, o grupo, que já vendia 3 milhões de discos por ano, entrou para a história em agosto de 2008 com o álbum mais antigo a ocupar a primeira posição nas paradas britânicas, o “Gold – Greatest Hits” (coletânea lançada em 1992).
Mas, apesar dos apelos dos fãs, o ABBA, formado por Björn Ulvaeus, Benny Andersson, Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad (também conhecida como Frida), não pretende voltar aos palcos. “Dinheiro não é problema. Nós queremos que as pessoas lembrem de nós como éramos: jovens, exuberantes, cheios de energia e ambição”, disse Björn em entrevista, este ano, na época do lançamento de “Mamma Mia!”, quando os quatro se reuniram com o elenco do filme para a estréia em Estocolmo.

A história do ABBA começou em 1969, quando Björn e Benny conheceram as parceiras Agnetha e Frida. Com elas, formaram não só o grupo musical, como também famílias. Björn se casou com Agnetha, e Benny, com Frida. Durante mais de dez anos, eles rodariam o mundo cantando juntos, conseguindo manter certa discrição em relação às suas vidas pessoais. Não se tem notícias de brigas, tanto entre os casais, como entre os integrantes. No entanto, nenhum dos dois casamentos deu certo: Björn e Agnetha se separaram em 1979, enquanto Benny e Frida ficaram juntos até 1981. O grupo tentou, ainda, continuar junto depois dos divórcios, mas em 1982, anunciaram o fim do ABBA.
Depois disso, Björn e Benny chegaram a escrever juntos alguns musicais, entre eles o sucesso "Mamma Mia!", enquanto Agnetha e Frida tentaram reviver suas carreiras solo. No entanto, nenhum dos quatro chegou perto do sucesso alcançado pelo ABBA que, em 2009, será imortalizado com a abertura de um museu: o ABBA Museum.

BJÖRN ULVAEUS
Tem hoje 63 anos. Depois de se separar de Agnetha, casou-se novamente com Lena, que sofre de leucemia. A saúde do músico também não é das melhores, pois tem sofrido com a perda de memória. Dizem que já esqueceu de vários fatos de sua carreira no ABBA, inclusive prêmios que o grupo ganhou. Comanda uma pequena empresa aérea e não tem a menor intenção de voltar aos palcos.
ANNI-FRID LYNGSTAD (FRIDA)
Única a estar aberta a uma reunião do ABBA. Tem 62 anos, mora nos alpes suíços e é uma exímia esquiadora. É viúva de seu segundo marido, que morreu de câncer. Gravou pela última vez em 2004 em um CD do ex-tecladista do Deep Purple, Jon Lord. Dedica-se a causas sociais.
BENNY ANDERSSON
É o único que ainda trabalha com música. Sua banda, Benny Anderssons Orkester, gravou quatro álbuns, o último deles em 2007, ao vivo. No repertório, canções originais, folk sueco, sucessos americanos e, eventualmente, músicas do ABBA. Produziu a música de “Mamma Mia”, inclusive tocando piano nas versões gravadas para o filme. Está com 61 anos.
AGNETHA FÄLTSKOG
A mais nova e reclusa do ABBA, Agnetha está com 58 anos e raramente aparece em público. Desde que gravou o álbum “My Colouring Book”, em 2004, ela parou de dar entrevistas. Sua aparição de mãos dadas com Frida, durante a premiére de “Mamma Mia”, em Berlim, causou frisson. As duas chegaram a dançar ao lado de Meryl Streep no tapete vermelho.
Categoria(s): Cultura Inútil
35 comentário(s):
- At 7 de março de 2009 às 17:01 Anônimo said...
-
amei o post, sou mto fã do ABBA. Podia fazer sobre outros grupos tb, né? Fikadika!
- At 5 de abril de 2009 às 17:07 paty said...
-
ei gostei muito de saber noticias mais recentes do abba pois amo eles, obrigada!!!!!!
- At 20 de abril de 2009 às 16:50 Unknown said...
-
Fiquei surpreso em saber q Abba acabou ha 20 anos...tenho 51 e nunca deixei de ouvi-los!!
- At 25 de abril de 2009 às 03:37 Anônimo said...
-
Amo o ABBA e coleciona músicas, fotos,DVDs,e tudo mais que encontrar.Pena que abanda acabou. Sou da década de 70 e ainda era criança quando eles estavam no auge do sucesso. Bons tempos.
- At 13 de maio de 2009 às 00:01 Anônimo said...
-
amei as noticias recentes do ABBAfoi um grupo maravilhoso e o cd Abba oro grandes
exitos em espanhol é uma poesia. parabens. ABBA FOREVER - At 17 de maio de 2009 às 10:35 Anônimo said...
-
Foi muito bom sabernoticias e relembrar as manhãs dos anos 80 quando eu ia para aescola, e em vários pontos do caminho sempre se ouvia o som do Abba. Muito bom!!!
- At 10 de junho de 2009 às 21:08 Anônimo said...
-
Gostei das informações...amooooo de paixão o abba e minha vida não seria nada sem as musicas deles....parabéns
- At 12 de setembro de 2009 às 15:45 Anônimo said...
-
Sou fã indondicional do ABBA! Os anos dourados de minha vida foram a década de 80´s. Pena que os jovens de hoje nem de perto conhecem a boa música internacional! felicidades a todos. ótimo o teu blog. continue. A vida também é feita de inutilidades. grande abraço. RUI M. S.
- At 16 de novembro de 2009 às 01:19 Anônimo said...
-
gostei de saber das informações recentes do abba. obrigado, curto muito esse conjunto
- At 25 de novembro de 2009 às 19:49 Anônimo said...
-
Eu tinha uns 11 anos quando lançaram "The Winner takes it all"; eu mal sabia inglês na época, mas decorei a letra inteira só pra cantar essa linda música, e comprei o compacto com essa canção, é claro!!rsrsrs
- At 26 de novembro de 2009 às 00:38 Anônimo said...
-
É a vida...O tempo passa para nós todos.As inesquecíveis músicas deste maravilhoso grupo, sempre estarão comigo para o resto de minha vida.
- At 15 de dezembro de 2009 às 16:28 Anônimo said...
-
gostei muito de saber sobre o abba mais fico triste pelos fatos ocorridos com algum de seus integrantes.
- At 17 de dezembro de 2009 às 02:45 Anônimo said...
-
oh, man....I've watched pop stars in Rock in Rio...and I have attended the great concerts from Frank, Paul and Tina at the Maracana Stadium..and,,,you know what? To be honest..I always felt like something was missing...
Definitely, it was a better world, no doubt about that...
Danci'n Queen...unforgetable.. - At 2 de janeiro de 2010 às 11:52 Unknown said...
-
eu amo o abba! quem dera eu tivesse vivido essa epoca!
- At 17 de janeiro de 2010 às 13:40 Unknown said...
-
continua amando eles..............
- At 22 de janeiro de 2010 às 16:37 Anônimo said...
-
na verdade falar do grupo Abba é um momento extraordinário, tenho 58 anos de idade e ouço as canções do grupo quase que diariamente, e sinto como se estivesse na década de 70, é como se não nos envelhecessemos
Amadeu Ferreira
teixeira de Freitas - Bahia- Brasil - At 8 de fevereiro de 2010 às 15:26 Unknown said...
-
eu tenho 13 anos e aprendi a escutar ABBA com a minha prima.eu acho que o ABBA é fantastico e deveria fazer uma turne de shows pelo mundo .....
.....nem que fosse sua ultima turne - At 8 de fevereiro de 2010 às 22:01 Anônimo said...
-
vespa disse: ouvir musica do abba e como se estivesse nas nuvem elas ma traz paz e tranquilidade a minha alma
SOU ETERNAMENTE ABBA - At 28 de fevereiro de 2010 às 23:10 Anônimo said...
-
Mas que coisa maravilhosa este grupo. Super afinado musicas lindas que fazem viajar com a interpretação das vocalistas. Duas belas mulheres. Eu os tenho no meu coração.
- At 13 de junho de 2010 às 19:48 sandra said...
-
foi muito bom ter noticias do abba, relebrei dos meus velhos tempos, ah..que saudades.....vcs sempre ficarão na minha memoria para sempre, obrigada pela viagem no túneo do tempo. amo o conjunto abba.
- At 13 de agosto de 2010 às 23:01 joycynhaaa said...
-
nem sonhava em nascer quando o abba fazia sucesso, sou de 1989, mas amo flashback pois sei que músicas como as daquela época não existem mais...admiro muito o grupo e eles deixam boas recordações...
- At 7 de setembro de 2010 às 12:29 Historiador said...
-
Voce foi mto feliz em postar essas reliquias sobre o grupo ABBA, principalmente a parte mais atualizada, como é o caso do lançamento do filme sobre eles.
Outra coisa que eu não sabia, apesar de ouvi-los ha anos: que eles eram casados e não irmãos como muita gente pensava que eram.
Quem disser que nunca ouviu o ABBA, que atire o primeiro blu-ray. - At 14 de janeiro de 2011 às 15:40 edilaine said...
-
Ammmmmmooooooooooooooooooo!!!!!!!!
Em 1970 eu tinha 3 aninhos e já dançava ao som do ABBA.
bjks - At 14 de março de 2011 às 16:07 cláudia said...
-
Sinto muito não ter vivido nessa época, qdo ouço ABBA parece que faz parte de mim. Não falo inglês, e não entendo o que as músicas dizem, mas esse é o milagre da música. Fico triste porque acabou...
- At 21 de abril de 2011 às 15:37 nilva alice said...
-
existem muitas historias sobre o fim do abba, mas na minha opinião é q a banda acabou pq talvez o que eles faziam ja nao era + tao divertido como antes, dai o fim :(
- At 25 de junho de 2011 às 01:03 kassianne said...
-
Nossa tenho 19 anos e amo todas as musicas deles uma das melhores bandas que ja vi
- At 30 de junho de 2011 às 04:02 Dr. Adriano said...
-
A anetha era uma delicia.... E se eu fosse 30 anos mais velho ia atras dessa coroa lá na suica...
- At 1 de agosto de 2011 às 22:22 Anônimo said...
-
Eu amo Abba de paixao um dia queria conhece-los pessoalmente e cartar uma musica com ele szAbba
- At 4 de novembro de 2011 às 12:43 Anônimo said...
-
adoro abba, apesar d nao ser da minha epoca, e uma pena ter akabado + p/sempre estara na memoria!!!
- At 6 de novembro de 2011 às 22:58 zz said...
- Este comentário foi removido pelo autor.
- At 6 de novembro de 2011 às 23:01 Anônimo said...
-
Sou fã do abba desde criança,tenho hoje 38 anos e me trazem boas lembranças de minha infançia,sempre que posso escuto suas musicas
- At 26 de dezembro de 2011 às 23:16 Darlan roggia said...
-
Puxa! o ABBA embalou muitos namoros, baladas dançantes...gosto muito deles, gostaria de revê-los cantando algum dia.Foi e sempre será um sucesso.
- At 20 de julho de 2012 às 10:23 Marcinha said...
-
Puxa,só agora é que vi esse post sobre o conjunto.
Tenho muitas saudades ... ai que época, dancei muito as musicas deles,uma das melhores bandas que existiu,vou sempre curtir suas músicas. - At 15 de outubro de 2012 às 23:12 Anônimo said...
-
Não vejo como cultura inútil.
Trata-se de relembrar um bom momento e conhecer a trajetória dos ídolos. - At 8 de dezembro de 2012 às 20:53 Anônimo said...
-
Estou agora assistindo um especial do ABBA na televisão,eles realmente fez um grande sucesso na década de 70 cresci ouvindo e curtindo esse grupo, que bom seria se eles e outros grupos voltassem a tocar juntos e compor belas canções, afinal nos dias de hoje estamos muito carentes de boas músicas e bons músicos.
Vilma
Tucano/BA