"Colombiano bate recorde ao dizer 150 mil dígitos do número Pi
O colombiano Jaime García bateu hoje o recorde mundial ao conseguir dizer, de cor, mais de 150 mil decimais do número Pi diante de alunos da Faculdade de Matemática da Universidade Complutense de Madri.
O número Pi, infinito, pela maioria dos estudantes reduzido a 3,1416, pode chegar a mais de 150 mil números.
Conhecido como "o computador humano", Jaime García enfrentou desafios como descobrir a décima terceira raiz de um número de cem dígitos em 0,15 segundos e o cálculo de 1 milhão de anos do calendário Gregoriano.
Façanhas como esta colocaram-no cinco vezes no Guinness World Records, o livro dos recordes, e ele pretende ser incluído novamente.
Para atingir o novo recorde, García disse que chegou a treinar "até 14 horas por dia" nos últimos meses. "Comecei pouco a pouco, todos os dias aprendia cem ou 150 números".
(...)
Foram necessárias 652 folhas para anotar todos os dígitos que García ia dizendo e que o público acompanhava em uma projeção.
O "computador humano" precisou de três dias para chegar ao fim. A partir da quarta página, García passou a ser examinado por membros da platéia, até que provou ser capaz de memorizar 151.204 números do Pi.
(...)
Para García, "a matemática é um jogo". Ele incentiva todos a aprender a desfrutar dos números, acrescentando que qualquer pessoa pode conseguir.
"Eu não sou nenhum gênio, nem um ser superdotado, mas foi a freqüência e a perseverança que me fizeram chegar até aqui", concluiu."
[FONTE]
Parabéns pro moço! Impressionante. Mas não resisto a perguntar: e daí?! So what?! Matematicamente, não acrescenta nada, pois qualquer computador pode produzir este resultado. Como proeza humana, é realmente um fenõmeno. Como realização humana, totalmente descartável. O cara poderia muito bem estar contribuindo de alguma maneira, sei lá, pra estudar o genoma humano, calculando probabilidades estatísticas para a economia, pra solução de problemas como fome, violência urbana e de guerrilha - coisa que tem de sobra lá na terra dele. Talento desperdiçado.
Categoria(s): Notícias
4 comentário(s):
- At 26 de janeiro de 2008 às 11:58 Finder said...
-
Imaginei essa conversa hoje: num episódio qualquer do Tatucast, Karvalhovsky, Tijolo e Finder comentam bobagens e amenidades. De repente:
Karvalhovsky - "um colombiano memorizou os 151.204 números do Pi."
[ruído de grilos durante um minuto]
Finder - "oi?"
Tijolo - "peraí que eu vou pegar mais avoador..." - At 26 de janeiro de 2008 às 21:04 Jose said...
-
El récord es falso. Aquí tenéis el vídeo:
http://es.youtube.com/watch?v=PuHNku6giCY
Los números que aparecen (exceptuando los de la primera página) no pertenecen a los primeros 150.000 decimales de PI.
Aquí se puede comprobar: http://www.angio.net/pi/bigpi.cgi - At 26 de janeiro de 2008 às 23:53 Unknown said...
-
Yo también lo he comprobado y realmente no existen los decimales de las demás páginas, salvo los de la primera ¿De dónde se los ha sacado? ahora va a resultar que nos ha tomado el pelo a todos ¡¡por Dios!! Pero si es muy fácil de comprobar.
¡¡Qué alguien lo compruebe!! es muy fácil. Además ¿Dónde se ha visto que no se reciten los 150.000 digitos?
Saludos - At 27 de janeiro de 2008 às 00:55 Anônimo said...
-
Participações internacinais!!! Que legal!!! Obrigado por acessarem o site.
Eu postei a notícia, mas não procurei muitas informações a mais, porque achei que, mesmo que fosse verdade, seria algo totalmente descartável.
Valeu pelas mensagens! Abraço!