Esse filme foi um dos que mais mexeu com minha cabeça na infância. Contém todos os elementos para fazer qualquer garoto viajar completamente em seus delírios. O próprio nome já diz isso: Viagem ao Mundo dos Sonhos.
Joe Dante concebeu esta obra em 1985, contando a história de Ben (Ethan Hawke, ainda garoto), Wolfgang (o finado River Phoenix, também garoto) e Steve (Bobby Fite), três colegas de escola que têm em comum o espírito aventureiro e a mente sonhadora, principalmente Ben. Certo dia, Wolfgang, o gênio da turma, consegue criar em seu computador um controle de campo de força, capaz de gerar e manipular este efeito. Logo os garotos têm a idéia de construir uma nave espacial, pra viajar pelas estrelas.
A aventura dos moleques encanta a quem assiste, pois todos embarcam naquela realização de seus sonhos, que muita gente compartilha, e de maneira tão fantástica e criativa. O domínio do campo de força, a contrução da nave, o encontro com a nave alienígena e, principalmente, todo o desenrolar do tempo em que convivem com Wak e Neek, dois adolescentes extra-terrestres, que os fazem ver que os 'problemas' que eles enfrentam por causa da idade, seja em casa ou na escola, é mais comum do que imaginavam. Um aprendizado que faz mudar a vida de todos.
Clássico da Sessão da Tarde, é mais uma referência obrigatória pra geração anos 80, e merece um lugar cativo na pratileira de DVDs. Abaixo, um vídeo sobre o filme. Enjoy!
Categoria(s): Cinefilia