Plasma

Desde que eu descobri, no colégio, que existia mais que três estados da matéria - o quarto era o tal plasma -, eu me perguntava como seria o mesmo. Todos conhecemos os sólidos, os líquidos e os gasosos, e a exemplificação com a água é mais que suficiente pra isso. Mas plasma?!

Daí fui trabalhar numa faculdade, e eis que um pós-doutor em física chegou lá, pra dar aulas. Eu perguntei a ele como era o plasma, e a resposta foi que "o plasma é um gás ionizado". Continuei com cara de interrogação. Pior ainda foi quando ele disse que não há somente quatro estados da matéria, e sim sete, sendo que o sétimo ele próprio foi o autor da descoberta, em seu curso de pós-doutorado. Retado ele, heim?!

Então outro dia, fuçando a net atrás de vídeos legais pra postar, encontrei a resposta a minha dúvida. Finalmente ví como é o tal plasma. E como é possível obtê-lo, olha só, com apenas um micro-ondas, meia uva e um copo de vidro. É até bem fácil. Mas vai a advertência de não tentar fazer isso em casa. Além do perigo do manuseio pouco usual do micro-ondas tem o fato de que o treco produz gases tóxicos, em pequenas quantidades, é claro, e uma rápida arejada no ambiente é suficiente pra dispersar, mas que se aspirados podem trazer riscos à saúde.

Curtam aí: o PLASMA!



"Em física, Plasma é denominado o quarto estado da matéria. Difere-se dos sólidos, líquidos e gasosos por possuir seus átomos separados ao ponto de desprenderem-se dos elétrons. Por este motivo o plasma é também chamado de gás ionizado. Estima-se que 99% de toda matéria existente esteja no estado de plasma, o que faz deste o estado da matéria mais comum e abundante do universo.

(...)

O Plasma emite luz sempre que entra em contato com alguma excitação elétrica e campos magnéticos. As auroras polares são um exemplo típico deste fenômeno. Também pode ser vista nas descargas atmosféricas da ionosfera.



Sabia que o nome disso - Lâmpada de Plasma - não é à toa?

(...)

Esta mudança de estado físico acontece da seguinte forma: ao transferimos energia em nível atômico (calor, por exemplo) a um corpo de massa sólida, este aumenta sua temperatura até o ponto de fusão, tornando sua massa líquida; se transferirmos ainda mais energia, este atingirá a temperatura de ebulição e sua massa tornar-se-á gasosa, ainda se aumentarmos a energia transferida ao gás a altíssimas temperaturas, obteremos o plasma. Sendo assim, se colocarmos os estados físicos da matéria em ordem crescente, conforme a quantidade de energia que possui, teremos:

Sólido -> Líquido -> Gasoso -> Plasma

(...)

Algumas das utilidades:

Em 1929, estudos com sondas eletrostáticas, no diagnóstico de plasmas em descargas a baixa pressão, foram precursores dos tubos de descarga com mercúrio gasoso para iluminação - as futuras lâmpadas fluorescentes.

Em 1994, vem ao público o uso do plasma em terminais de vídeo plano, em Osaka, no Japão. Era a idéia motriz das TVs de plasma."

[FONTE]

0 comentário(s):

Postar um comentário




© Azidéias 2007 | Template Azideias 2.0 por Tijolo / Karvalhovsky | Cada post é de responsabilidade de seu autor. | Este blog não apóia a pirataria, todos os downloads disponíveis são para avaliação. Adquira os originais. | Melhor visualização: 1024x768 pixels. Use o Navegador Web Firefox. | Qualquer semelhança é mera coincidência. Ou não.