Ponte-Aérea Berlim

"'Primeira batalha da Guerra Fria' completa 60 anos

Soviéticos bloquearam acesso por terra a Berlim Ocidental, que foi suprida pelo ar. W.C. 'Dub' Suthers, de 79 anos, engenheiro de vôo, relembra os tempos da ponte aérea.

Alemães, britânicos e norte-americanos celebram nesta terça-feira (24) os 60 anos do que foi apelidado de 'primeira batalha da Guerra Fria'. Em 24 de junho de 1948, começava a ponte aérea para abastecer a cidade de Berlim, após o bloqueio do acesso terrestre à cidade pelas forças soviéticas que ocupavam a porção oriental da Alemanha.


Aviões C-47 descarregam suprimentos no aeroporto de Tempelhof,
durante o período de ponte aérea. (Foto: U.S. Air Force)

(...)"

[FONTE]

Eu sugiro sinceramente que vocês dêem uma lida nesta matéria. É apenas um dos primeiros, e um dos mais impressionantes capítulos deste que é, talvez, o maior desdobramento da Segunda Grande Guerra: a divisão das Alemanhas.

A capacidade humana de engendrar e executar estratégias num esforço de guerra é incrível. Suprir de mantimentos toda uma cidade através de uma frota aérea, com embarques e desembarques ininterruptos, é uma das intermináveis histórias daquele período, que não bastasse já estar marcado com o sangue de tantos, marcaria também um período de imensa tensão entre os regimes capitalista e comunista, a tal da Guerra Fria, em que não foram disparadas armas (pelo menos, não abertamente), mas tudo foi disputado através de embates psicológicos e estratagemas de suas agências de inteligência.

Eu sou fascinado pelo grande evento e pelo período em questão, nunca me canso de me interar sobre o que aconteceu. E sempre há coisas novas a saber.


0 comentário(s):

Postar um comentário




© Azidéias 2007 | Template Azideias 2.0 por Tijolo / Karvalhovsky | Cada post é de responsabilidade de seu autor. | Este blog não apóia a pirataria, todos os downloads disponíveis são para avaliação. Adquira os originais. | Melhor visualização: 1024x768 pixels. Use o Navegador Web Firefox. | Qualquer semelhança é mera coincidência. Ou não.