O Parkour é um esporte tipicamente urbano que surgiu na França. Fundado por David Belle, ‘le parkour’ foca em praticar eficientes movimentos desenvolvendo seu corpo e mente para poder superar obstáculos em uma emergência. Também pode ser uma forma de entretenimento ou passatempo.
O objetivo é mover do ponto A para o ponto B da maneira mais rápida e eficiente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Desse modo, o parkour ajuda a superar obstáculos que poderão ser qualquer coisa no ambiente circundante — desde ramo de árvores e pedras até grades e paredes de concreto — possibilitando ser praticado na área rural e urbana. Homens que praticam parkour são reconhecidos como traceurs e mulheres como traceuses.
Veja os movimentos precisos e muitas vezes arriscados de quem pratica a “arte do deslocamento”. Na primeira eu me estabacava.
Rendeu até um clip da Madonna, a mulher que atira pra todo lado pra vender um disco.
Logo no inicio do filme 007 Cassino Roayle, tem uma das melhores perseguições a pé eu já vi no cinema.
A história do parkour no Brasil tem seu início no começo de 2004, quando jovens de São Paulo e Brasília começaram a se aventurar nessa prática de origem francesa, e estudar sua filosofia.
Em São Paulo traceurs conhecidos começavam a imitar os vídeos de David Belle vistos na Internet. Em Brasília outros traceurs também se iniciavam na prática. Ambas cidades começavam, quase que no mesmo período, a estudar e a praticar o que então parecia um esporte radical, porém praticado com disciplina e responsabilidade não possui grandes perigos.
O caso não se aplica a este grande praticante do Le Parkour. Que resolveu criar novas formas de levar o esporte pra frente. Ou pra baixo mesmo.
Me aconteceu coisa parecida quando eu era pequeno. Fui pular um muro de uma casa em construção com os amigos da rua e a metade do muro (que provavelmente ainda estava secando o cimento) foi pro chão.
Categoria(s): Vídeos