Bébe, Sacana! - Parte 26

"Campanha na Alemanha mostra bêbados em situações humilhantes

Uma campanha na Alemanha usa imagens de bêbados em situações humilhantes impressas em descansos de copos para alertar os jovens sobre os perigos do abuso de álcool.

Impressas em 1,4 milhões de bolachas de chopp, as fotos trazem o 'antes' e o 'depois' de uma bebedeira. Na frente, jovens festejam após algumas doses. No verso, cenas realistas ilustram as possíveis conseqüências do excesso.

Uma peça, por exemplo, exibe uma torcida festejando na arquibancada. Atrás, vê-se um torcedor desmaiado, com a camisa de seu time coberta de vômito.


Imagem mostra o que acontece com o torcedor que exagera na bebida.

Em outra, um torcedor comemora com amigos de um lado do descanso de copos. Do outro, aparece com o rosto ensangüentado.

Jovens

A campanha visa atingir principalmente adolescentes e jovens entre 14 e 21 anos. Essa parcela da população tem preocupado as autoridades do país devido ao seu envolvimento crescente em crimes violentos por decorrência de bebedeiras.

Segundo estimativas do Ministério da Saúde alemão, o número de jovens internados com intoxicação alcoólica mais que dobrou nos últimos anos.

Dados oficiais apontam que, no último ano, quase 20 mil jovens alcoolizados deram entrada nos hospitais do país. Em 2000, este número era de 9,5 mil.

A parcela de jovens bêbados entre as pessoas envolvidas em crimes violentos também vem crescendo, segundo as autoridades alemãs. Em 2006 era de 38,5%, aumentando para 39,4% no ano passado.

A quantidade de jovens do sexo feminino alcoolizadas que se envolvem em crimes violentos também subiu cerca de 4% nos últimos anos, segundo o Ministério do Interior alemão.

Para atingir este público, uma das peças publicitárias mostra moças festejando de um lado do cartão. Do outro, uma menina amanhece deitada seminua sobre uma mesa de parque cheia de garrafas vazias.


Campanha tenta evitar que jovens bebam em excesso.

Estrangeiros

Intitulada 'Don't drink too much - stay gold' ('não beba demais, fique limpo', em tradução livre), a campanha também está sendo divulgada em cartazes e em páginas da internet.

O uso de palavras em inglês também visa atingir os turistas estrangeiros que visitam o país.

Tours promovidos por agências de turismo em bares de cidades como Berlim e Munique têm provocado críticas, sendo acusados de incentivar o alcoolismo entre os jovens."

[FONTE]

O tempo inteiro dizemos que o Azidéias é, aĺém de tudo, serviço de utilidade pública! Os caras lá das Oropa concordam, tanto que adotaram a idéia da sessão Bébe Sacana como campanha contra o alcoolismo.

Mais que resenhar com os calibrados, sempre tivemos em mente alertá-los quanto aos perigos, sejam aqueles mais graves, que afetam a saúde, ou mesmo aqueles que afetam somente o psicológico, geralmente representados pelo sintoma da tal 'ressaca moral'.

Mas enfim. Bebe quem quer, e arque com as consequências conscientemente. Bom que pelo menos temos bastante pauta pros posts.

0 comentário(s):

Postar um comentário




© Azidéias 2007 | Template Azideias 2.0 por Tijolo / Karvalhovsky | Cada post é de responsabilidade de seu autor. | Este blog não apóia a pirataria, todos os downloads disponíveis são para avaliação. Adquira os originais. | Melhor visualização: 1024x768 pixels. Use o Navegador Web Firefox. | Qualquer semelhança é mera coincidência. Ou não.