Aqui vai uma dica de um filme bacana, que provavelmente tem alguém que ainda não viu. Adeus, Lênin eu assisti em uma mostra de cinema em 2003. Relembrei dele dia desses e resolvi postar aqui.



O final da década de 80 foi um divisor de águas para a Alemanha: o muro de Berlim é derrubado, o sistema socialista de uma parte dá lugar ao capitalismo e a cultura alemã toma novos rumos.

O mundo inteiro acompanhou estas mudanças históricas pela televisão, porém teve uma pessoa que não viu absolutamente nada da súbita metamorfose do país.Christine Kerner, uma militante comunista que passa mal e entra em coma ao ver seu filho, Alexader ser preso em uma passeata.

Este é o ponto de partida do filme alemão Adeus, Lênin! (Goodbye Lênin!, 2003), drama-comédia do diretor Wolfganger Becker que fez sucesso no mundo inteiro e revitabilizou o cinema germânico.

A Srª Kerner (Katrin Sass) acaba perdendo, assim como os diversos socialistas, tudo que acreditava, todas suas militâncias que tanto defendia fazia parte agora da poeira dos restos do "muro da vergonha". Mas ela ainda não sabe disso, já que tudo acontece nos dias que esteve desacordada.

Ao despertar do coma, o médico alerta aos familiares que qualquer emoção forte poderia levá-la a morte. Seu filho, Alex (Daniel Bruhl) tem uma idéia de maquiar a realidade. Junto com seu amigo Denis (Floriano Lukas), produtor de vídeos amadores nas horas vagas, eles recriam um telejornal, enchem a casa de produtos alimentícios da era comunista quase que já extintos no mercado e, toda família, vizinhos e amigos fingem que o capitalismo ainda não passou pelas fronteiras alemãs.

Uma das principais virtudes do filme é fazer piadas do próprio país sem ser algo destrutivo. Muitas vezes rir de si mesmo é o melhor remédio para exorcizar os fantasmas do passado.

Assista o trailer:


0 comentário(s):

Postar um comentário




© Azidéias 2007 | Template Azideias 2.0 por Tijolo / Karvalhovsky | Cada post é de responsabilidade de seu autor. | Este blog não apóia a pirataria, todos os downloads disponíveis são para avaliação. Adquira os originais. | Melhor visualização: 1024x768 pixels. Use o Navegador Web Firefox. | Qualquer semelhança é mera coincidência. Ou não.