Se tem uma coisa que eu gosto, são filmes de terror. Mas são raros os filmes que realmente fazem o que devem, que é meter medo. Recentemente falei AQUI do filme [REC], este sim me deu um cagaço da porra!

Já vi outros filmes que fazia o contrário. Com Freddy Vs. Jason e os mais recentes do Chucky eu gargalhava na sala de cinema. Uma comédia involuntária.

A revista Time fez uma lista de alguns dos filmes mais assustadores do cinema. Vejamos.

Conheça os melhores filmes de terror do cinema

Psicose, A Mosca e Halloween estão entre os melhores filmes de terror do último século, segundo mais uma lista de especiais feita pela revista Time.

A publicação norte-americana elegeu 25 filmes que marcaram a história dos filmes de terror, seja por serem assustadores ou simplesmente toscos. Dentre os escolhidos, um dos que mais merecem atenção é O Exorcista, de 1973, que mudou o cinema de terror na época.

Enquanto a Warner se deliciava com o marketing do filme ser supostamente amaldiçoado - 9 pessoas envolvidas na produção morreram em circunstâncias diferentes -, milhões de pessoas foram aos cinemas acompanhar o drama da menina que tinha seu corpo possuído pelo demônio Pazuzu. Em alguns países, como o Brasil, foram criadas até sessões à meia-noite, que conseguiram manter a lotação.

No geral, O Exorcista não só se tornou o mais bem-sucedido filme de terror da história, como virou símbolo do gênero. Algumas cenas marcantes estão na cabeça dos cinéfilos até hoje: o giro de 360º da cabeça de Regan (Linda Blair), a mutilação genital com um crucifixo e a memorável cena (que só foi adicionada realmente ao filme na versão do diretor, lançada em 2000) em que ela desce de uma escadaria como uma aranha, com a língua bifurcada.

Alguns anos antes, em 1960, outro filme da lista chamaria atenção. Psicose, do cineasta Alfred Hitchcock, conta a história de uma secretária em fuga que se hospeda num hotel na beira de estrada. Os acontecimentos seguintes são tão surpreendentes, que fizeram Hitchcock ficar conhecido como o "mestre do suspense".

Mas, embora Psicose tenha mexido com o medo dos espectadores, a grande maioria dos filmes de terror marcantes vieram mesmo na década de 70 - pelo menos os que são lembrados até hoje. Pegando carona em O Exorcista, nesta época foram lançados clássicos como Carrie, A Estranha, Halloween e O Massacre da Serra Elétrica .

O primeiro mostrava a trajetória da estranha personagem interpretada por Sissy Spacek, que vivia com uma mãe extremamente religiosa e era vista como uma aberração por seus amigos. Halloween, foi um dos primeiros a criar o gênero "assassino corre atrás de adolescentes", o que já tinha sido previamente mostrado em O Massacre da Serra Elétrica. Antes existiam outros filmes que seguiam este tipo de trama, mas, até então, essas produções eram representadas de outra forma sem o instinto sanguinário de vilões como Jason e Mike Myers.

A lista ainda inclui outros clássicos, como Blood Feast, Frankenstein, Tubarão, Night of the Living Dead e Peeping Tom, entre outros.

[FONTE]

2 comentário(s):

At 22 de agosto de 2008 às 20:08 Rose said...

Tijolinho, eu não gosto de filmes de terror.Sinceramente.
Terror vai ser qdo eu me envocar com esse cata-milho.Cruzcredo!!!!!

 
At 22 de agosto de 2008 às 20:29 Shirley de Queiroz said...

Terror, definitivamente, não é meu gênero preferido. Porque eu me assusto até vendo O Sexto Sentido. Mas gostei muito de A Bruxa de Blair, por causa da idéia e da simplicidade (a imaginação é mais poderosa que a visão, eu acho). E também gostei de O Chamado. Mas o que eu gosto mesmo é suspense. A-do-ro Hitchcock!

 

Postar um comentário




© Azidéias 2007 | Template Azideias 2.0 por Tijolo / Karvalhovsky | Cada post é de responsabilidade de seu autor. | Este blog não apóia a pirataria, todos os downloads disponíveis são para avaliação. Adquira os originais. | Melhor visualização: 1024x768 pixels. Use o Navegador Web Firefox. | Qualquer semelhança é mera coincidência. Ou não.